O Shopify Flow é uma ferramenta poderosa de orquestração e automação de tarefas, que é disponibilizada gratuitamente para todos os lojistas Shopify. Uma de suas possibilidades mais bacanas é a de criar réguas de comunicação com o cliente bem parecidas com outros players de mercado, como Salesforce, customer.io e outros.

Embora o Shopify já tenha uma gama de emails transacionais para todos os status de pedido, muita gente fica na mão quando precisa enviar via Whatsapp, um canal de comunicação absurdamente difundido no Brasil.

Nesse (primeiro e humilde) video tutorial, explico como enviar uma notificação para o cliente via Shopify Flow, utilizando o Twillio para enviar a mensagem. Clique na imagem abaixo para assistir!

Thumbnail do video Notificando pagamentos via Whatsapp com Shopify Flow e Twillio

E não esquece de deixar o like e seguir o canal pra ajudar! 😘🤓

As configurações do conector para facilitar a vida 😆:

  • Tipo do conector: Send Http request
  • HTTP method: POST
  • URL: https://api.twilio.com/2010-04-01/Accounts/SEU-SID-DO-TWILLIO/Messages.json
  • Headers:
    • Content-Type: application/x-www-form-urlencoded
    • Authorization: Basic SEU-TOKEN-EM-BASE64
  • Body:
  
From=whatsapp:SEUNUMEROTOTWILLIO&To=whatsapp:55{{order.billingAddress.phone | replace: " ", "" | replace: "-", ""}}&Body=Olá {{order.shippingAddress.firstName}}! O pagamento do seu pedido {{order.name}} acaba de ser confirmado.

Em breve entraremos em contato com mais informações.

Brigadão.

Nota de correção: no vídeo falei sobre usar o shippingAddress no telefone, mas para garantir que a mensagem chegue para quem de fato pagou o pedido, mudei para billingAddress. :)

O código do template e o PPT da apresentação estão disponíveis abaixo. ;)

Namastê!