O Shopify Flow é uma ferramenta poderosa de orquestração e automação de tarefas, que é disponibilizada gratuitamente para todos os lojistas Shopify. Uma de suas possibilidades mais bacanas é a de criar réguas de comunicação com o cliente bem parecidas com outros players de mercado, como Salesforce, customer.io e outros.
Embora o Shopify já tenha uma gama de emails transacionais para todos os status de pedido, muita gente fica na mão quando precisa enviar via Whatsapp, um canal de comunicação absurdamente difundido no Brasil.
Nesse (primeiro e humilde) video tutorial, explico como enviar uma notificação para o cliente via Shopify Flow, utilizando o Twillio para enviar a mensagem. Clique na imagem abaixo para assistir!
E não esquece de deixar o like e seguir o canal pra ajudar! 😘🤓
As configurações do conector para facilitar a vida 😆:
- Tipo do conector: Send Http request
- HTTP method: POST
- URL:
https://api.twilio.com/2010-04-01/Accounts/SEU-SID-DO-TWILLIO/Messages.json
- Headers:
Content-Type
:application/x-www-form-urlencoded
Authorization
:Basic SEU-TOKEN-EM-BASE64
- Body:
Nota de correção: no vídeo falei sobre usar o shippingAddress no telefone, mas para garantir que a mensagem chegue para quem de fato pagou o pedido, mudei para billingAddress. :)
O código do template e o PPT da apresentação estão disponíveis abaixo. ;)
- Link para os slides (nele você pode copiar o código que vai no
body
do conector) - Post Autenticando Http Requests com HTTP Basic Autentication no Shopify Flows para aprender a criar o valor para o campo
Authorization
no header do conector que envia pro Twillio - Post Enviando conteúdo form urlencoded via Send HTTP Request no Shopify Flows para aprender mais sobre o campo body do conector que envia pro Twillio :)
Namastê!