O que queremos deixar de legado pro mundo? Essa é uma frase que me martelou nos últimos anos, principalmente depois que tive um filho e me vi numa das fases de mais descoberta e aprendizado que tive na vida. O que eu quero deixar é esse novo (e espero que duradouro) blog. :)

“Tudo que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado.” – Gandalf

Nos últimos anos tenho postado um híbrido de assuntos diversos, que iam de produtividade à coisas do cotidiano na gestão de times. Com esse Back to the Code, minha idéia é falar não apenas das coisas que funcionavam e continuam funcionando, como as que estou descobrindo nessa volta às origens.

O mundo do desenvolvimento mudou demais nos últimos 5 anos: TDD, Integração contínua, Deploy contínuo, patterns e tudo mais hoje são uma realidade e o mínimo na bagagem de qualquer desenvolvedor sério que deseja entrar numa empresa séria.

Isso não exclui, claro, quem quer fazer acontecer: com ou essas coisas, o importante é entregar valor ao cliente, mas com a certeza que mais cedo ou mais tarde, esse débito técnico vai cair no seu colo.

Outras coisas legais também fazem parte do nosso dia-a-dia sem o glamour de outrora: AWS, machine learning, micro serviços, serverless, gateways de todo tipo (até de API) estão aí fazendo a diferença como nunca e acessíveis para todos os tamanhos e para qualquer bolso. O Open Source está mais vivo do que nunca, apoiados até por (quem diria) a Microsoft.

Hoje em dia, salvar arquivos como .bk e comentar código perderam espaço pra naturalidade do GIT. O arrastar e soltar dos FTPs, nenhum sentido perto de um pipeline de deploy bem feito. Hoje, você testa em produção só quando está tudo certo, possibilidade aberta com os ambientes de QA e testes que as novas ferramentas nos dão sem precisar ficar alterando arquivos e afins.

Portanto, esse blog vai ser para contar um pouco dessa nova jornada de descobertas e re-afirmações de um cara que viveu tecnologia a vida toda, fez escolhas (certas e erradas) de ferramentas, tentou inovações que em parte viraram invenções. Um relato com toda isenção e sinceridade de quem está novamente no fronte tendo que aprender, refatorar, aprender, refatorar todo dia em busca do código mais elegante. :)

Mas obviamente, vão rolar os bons e velhos posts sobre coisas #off-topic. hahaha

Namastê!